Praça Alencastro se torna cartão postal de Cuiabá

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Construída em 1882, pelo presidente da província de Mato Grosso, coronel José Maria de Alencastro, a praça que leva seu nome ‘Praça Alencastro’ foi entregue à população de Cuiabá nesta semana, após R$ 300 mil em investimentos com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. O evento ocorreu exatamente 135 anos depois da sua inauguração, também em setembro, mas nos tempos áureos, com uma festividade que se iniciou de manhã e terminou à noite, com um baile de gala.

A reabertura da praça cumpre mais uma etapa do plano da Prefeitura de Cuiabá que propõe a revitalização de todo o Centro Histórico de Cuiabá para os seus 300 anos, que ocorrerá em 2019. Conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juarez Samaniego, as obras se iniciaram em março, com o final das chuvas do período, e finalizaram em setembro. “Vamos ampliar os investimentos a outras praças, que são excelentes espaços de lazer, cultura e cidadania para a população”.

A reforma ocorreu em parceria com investimentos público e privado, com doação de materiais de construção e outros bens. Uma das empresas parcerias foi a Rede Amazônia Petróleo que doou mais de R$ 15 mil em pisos e cerâmicas. “A empresa nasceu em Cuiabá e hoje estamos com 16 unidades abertas. Poder contribuir com a preservação do nosso patrimônio histórico e cultural é uma das missões da Rede”, afirmou o gerente administrativo da Rede Amazônia Petróleo, Antônio João Higa.

HISTÓRIA

Conforme o historiador e representante do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Lourembergue Alves, por quase 10 décadas o jardim da praça foi todo circundado por um belo gradil de ferro e quatro portões, cujo principal ficava em frente da Câmara Municipal; o segundo portão para o Palácio do Governo e os outros dois para a Avenida Getúlio Vargas e Rua Cândido Mariano. “Os ‘granfinos’ se reuniam na parte interna onde havia bancos de madeira e os ‘plebeus’ na externa”.

As grades foram retiradas com o processo de modernização da capital mato-grossense, no fim dos anos 30. Em 1909, ganhou um coreto (este foi transferido, posteriormente, para a praça Ipiranga), adquirido na e teve seus flamboyants exóticos substituídos por acácias brancas. A luz elétrica foi inaugurada em 1919, durante a administração do prefeito Vicente Emílio Vuolo (1962-1966).

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.